Receba nossos posts por email

Inscrição na Newsletter A Menina do Dedo Verde

Newsletter Plugin by Bulk Email Software

Categorias

Plantas com bulbos: dicas de cultivo da Nô Figueiredo

16 jul 2012

Os bulbos são mecanismos de reserva de alimento que normalmente ficam localizados dentro do solo. Dentro dos bulbos desenvolvem-se as gemas, que são os embriões de novas plantas. E para armazenar o alimento, o bulbo precisa que as folhas façam a fotossíntese, absorvendo a energia solar e a transformando em alimento.

Então, depois que as lindas flores murcharem, espere até que as folhas murchem e sequem para que o bulbo possa acumular energia suficiente para suportar o período de dormência e posteriormente possa alimentar a próxima geração, para então cortar as hastes das folhas e flores e retirar o bulbo do solo.

Amarílis, Açucena ou Flor-da-imperatriz (Hipeastrum hibridum)

Originária da América do Sul, essa planta pode ter flores vermelhas, brancas ou mescladas. Da ponta de cada haste podem brotar de 6 a 16 flores muito ornamentais, que são semelhantes ao lírio. Seu crescimento é rápido e sua floração acontece 1 mês após o plantio.

O nome da grande família Amaryllidacea, à qual o amarílis pertence, origina-se da palavra grega amarusso, que quer dizer “eu brilho”!

Modo de plantar: pegue um vaso que tenha pelo menos 1 furo no fundo e faça a drenagem com argila expandida e manta de bidim. Coloque um pouco de substrato (para receitas de substratos acesse: substratos) no fundo e então coloque bulbo no centro do vaso deixando o pescoço dele para fora da terra. Molhe bem e coloque o vaso num local quente e bem iluminado. Regue a cada 5 dias com 1 xícara de água. A floração deverá aparecer em 1 mês e pode durar até 25 dias.

Cuidados após a floração: aguarde até que as folhas tenham secado completamente para então cortar a haste deixando apenas 1cm acima do solo. Se quiser, retire cuidadosamente o bulbo do vaso e plante-o no jardim ou então plante-o num outro vaso com terra nova.

Rega: 1 vez por semana com 1 xícara de água durante 5 meses e então suspenda a rega pois a planta entrará em estado de dormência. Ela deverá florir na primavera.

 

Tulipa (Tulipa gesneriana)

Por mais incrível que pareça, as tulipas não são originárias da Holanda. São originárias da Ásia Central e foram levadas para a Holanda no século XVI. A origem do nome tulipa é atribuída à forma latinizada da palavra árabe dulband, ou turbante, uma referência entre a flor desabrochada e esta peça do vestuário.

De 1630 a 1637 a Holanda passou pelo período da “tulipomania” ou “loucura das tulipas”: os holandeses gastavam fortunas para obter tipos raros de tulipas. Em 1630 um simples bulbo de tulipa valia duas cargas de trigo, quatro de centeio, quatro bois gordos, oito porcos, doze belos carneiros, duas barricas de vinho, 500kg de queijo, uma cama, um aguarda-roupa e um vaso de prata…

Somas ainda mais elevadas foram pagas no auge deste comércio louco de tulipas. Milhares e milhares de florins trocavam de mãos a todo instante. Negociantes, nobres, fazendeiros, operários, todos ficaram enlouquecidos. Era possível tornar-se muito rico com apenas um bulbo. Mas esse mercado de risco e especulação, cujo investimento era feito sob a expectativa de se conseguir uma flor excepcional, pela qual se poderia conseguir uma grande fortuna, acabou provocando uma grave crise financeira na Holanda, similar à queda da bolsa de Nova York em 1929.

Na linguagem da flores, tulipa significa honestidade e elas podem ser vermelhas, roxas, pink, amarelas, brancas e atingem de 60 a 90cm de altura.

Dica de compra: escolha o vaso que tiver os botões ainda fechados e coloque-o num local bem fresco, longe da luz solar direta.

Rega: coloque uma pedra de gelo diariamente sobre a terra, tomando cuidado para que o gelo não encoste no caule da planta, pois poderá queimá-la.

Para aumentar a durabilidade da flor: coloque o vaso para passar a noite na geladeira e pela manhã retire-o. Faça isso todos os dias enquanto a flor estiver bonita e verá que ela poderá durar até 10 dias!

Técnica para tentar fazer um bulbo de tulipa florescer mais de uma vez aqui no Brasil (o processo dura aproximadamente 1,5 anos):

1. Após a floração: corte as folhas e flores e retire o bulbo da terra. Limpe a terra do bulbo levemente com uma escova macia e deixe-o num local fresco e arejado por 3 meses evitando que ele se molhe.

2.  Após 3 meses: Plante o bulbo num vaso com terra vegetal umedecida, embrulhe o vaso num saco plástico e coloque no congelador.

3. Após 6 meses: Retire o vaso do congelador e coloque-o num local que receba bastante luminosidade, tomando o cuidado de deixar a terra sempre úmida.

4. Após 2 meses: Embrulhe o vaso novamente num saco plástico e volte com ele para o congelador.

5. Após 6 meses: Retire o vaso do congelador e coloque-o num local iluminado. Se tudo der certo e você tiver muita sorte, seu bulbo deverá florir dentro de 30 a 50 dias. Esse processo todo dura aproximadamente 1 ano e meio e visa simular as condições climáticas existentes no habitat natural das tulipas e estimulando os bulbos a rebrotar. Lembre-se de que a tulipa não gosta de sol muito forte nem de vento.

Não se decepcione nem fique triste se não der certo. Aqui no Brasil as tulipas são cultivadas e comercializadas por bulbos são trazidos da Holanda, que ao chegarem aqui são mantidos em câmaras, onde passam pelo tratamento adequado para controlar a temperatura, até que comecem a enraizar. A partir de março começam a ser retiradas as caixas da câmara para a produção propriamente dita. Inicia a fase 2, com as tulipas entrando em fase de crescimento, quando são fornecidas luz e adubação adequadas para garantir seu bom desenvolvimento. Na fase 3 as tulipas estão prontas para serem colocadas em vasos ou para o corte (no caso de flores de corte). Só então, vão para os pontos de venda. Se nem os produtores conseguem reproduzir as novas tulipas através de bulbos aqui no Brasil, imagine nós…

Copo-de-leite, callas, zantedeschia ou lírio-do-nilo (Zantedeschia aethiopica)

Essa planta é originária da África e só existia na cor branca, que parece um copo de leite. As novas cores foram criadas em laboratórios através de alterações genéticas.

Os jardineiros dizem que o copo-de-leite é uma planta de “pé frio” e “cabeça quente”, pois não tolera calor em excesso, nem tão pouco geada, embora aguente o frio.

Modo de plantar: pegue um vaso que tenha pelo menos 1 furo no fundo e faça a drenagem com argila expandida e manta de bidim. Coloque um pouco de substrato no fundo e coloque bulbo no centro do vaso cobrindo com uma leve camada de terra. Molhe bem e coloque o vaso num local quente e bem iluminado.

Se for plantar num canteiro, deixe 20cm de espaçamento entre cada bulbo para que a planta possa se desenvolver perfeitamente.

Luminosidade: O copo-de-leite gosta de locais úmidos e sol direto, mas só metade do dia, de preferência que receba o sol da manhã.

Rega: Mantenha o solo sempre úmido, então verifique diariamente a terra e regue sempre que necessário.

Floração: Após o plantio do bulbo, ela deverá florescer entre 60 a 90 dias e se manter florida por 30 a 40 dias. Suas flores podem atingir até 90cm de altura.

Multiplicação: É feita pela separação dos bulbilhos formados junto à planta mãe e separados após o florescimento.

Narciso (Narcissus cyclamineus DC)

O profeta Maomé considerava que a beleza dessa flor era um presente para o espírito. Dizia: “Quem possui dois pães deve vender um e comprar narcisos, pois o pão é alimento para o corpo, enquanto o narciso é alimento para a alma‘! Mas não se deixe enganar pela beleza do narciso, ele é narcótico e venenoso!

Existem mais de 60 espécies dessa planta, que brota de um bulbo e tem florada abundante. Suas flores podem ser simples ou dobradas, muito perfumadas, nas cores branca, amarela e laranja e podem atingir de 30 a 40cm de altura. O narciso é originário da Europa, especialmente das regiões mediterrâneas e do Norte da África. Em Grasse, na França, são cultivados para a fabricação de perfumes, e na Holanda para a exportação de flores e das essências.

Narciso vem do grego narkê, que significa entorpecer. O significado da palavra está associado à lenda da mitologia grega que relata a história do jovem Narciso, filho do deus-rio Cephisus e da ninfa Liriope, transformado em flor. Para saber mais sobre o mito de Narciso acesse: http://www.palavraescuta.com.br/textos/o-mito-de-narciso

Plantio: Prepare o vaso, plante o bulbo com a ponta para cima e cubra-o com uns 3cm de terra. Se for plantar num canteiro, deixe 10cm de distância entre os bulbos, pois algumas variedades formam pequenas touceiras.

Luminosidade: O narciso gosta de luminosidade indireta abundante

Rega: O solo deve estar sempre úmido então verifique diariamente a terra e regue sempre que necessário.

Floração: floresce no inverno/começo da primavera e após 30 dias entra na fase de dormência.

Bulbo: deve ser manipulado na época de dormência. Retire-o do solo, limpe-o delicadamente com uma escova macia e guarde-o em um local seco, fresco e arejado. Aguarde o período de brotação para plantá-lo num vaso ou no jardim.

Atenção: O bulbo poderá ficar no solo durante o período de dormência, mas cuidado com as lagartas. Elas adoram bulbos de narcisos!

Trevo de 4 folhas, trevo da sorte (Oxallis deppei)

Na época dos celtas, por volta de 300 a.C., acreditavam-se que quem tivesse um trevo de 4 folhas poderia absorver os poderes da floresta, a sorte dos deuses e o dom da prosperidade. Esperança, fé, amor e sorte, também podem ser os significados atribuídos a cada uma das folhas do trevo da sorte.

Dizem também que a cada trevo colhido brotam 6 novos, multiplicando-se a sorte!

Como fazer um amuleto da sorte: corte uma folha de trevo bem rente à haste e coloque-a dentro de um livro bem grosso para que ela seque bem reta e lisa. Depois de uma semana, abra o livro e plastifique a folha ou coloque-a num saquinho e carregue-a sempre na carteira para atrair sorte e prosperidade.

O trevo é uma planta herbácea a bulbosa, originária do México, que atinge uns 30cm de altura.

Plantio: Prepare o vaso fazendo a drenagem,  plante o bulbo com a ponta para cima e cubra-o com uns 3cm de terra.

Atenção: Tome cuidado se for plantar direto no solo. Essa planta pode tornar-se uma planta invasora e difícil de erradicar.

Luminosidade: Gosta de sol direto, mas aguenta ficar dentro de casa, desde que perto de uma janela que receba bastante luz.

Rega: Mantenha o solo sempre úmido, então verifique diariamente a terra e regue sempre que necessário.

Floração: Na primavera e verão aparecem lindas florezinhas cor-de-rosa.

 

Para saber mais sobre bulbos acesse: Plantas com bulbos (outros posts do blog)

 

Para ver as fotos dos bastidores do programa Revista da Cidade sobre bulbos acesse o álbum de fotos da página da Menina no facebook: Nô Figueiredo e as plantas com bulbos 

Referências bibliográficas:

LORENZI, Harri. Plantas ornamentais no Brasil: arbustivas, herbáceas e trepadeiras. 3a edição. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2001.

Enciclopédia Plantas e Flores vol.1. São Paulo, SP: Editora Abril Cultural, anos 70.

SOARES, Cecília Beatriz L. da Veiga. O livro de ouro das flores. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002.
Sites consultados:

 

Gostou das dicas? Vou adorar ler o seu comentário abaixo!

Fique por dentro de tudo o que rola no mundo da Menina do Dedo Verde! Inscreva-se no blog:

Visite e inscreva-se no canal da Menina do youtube: http://bit.ly/13M8FWO

curta a página da Menina no facebook: http://on.fb.me/14snM9l

 

Gostou do post? Do blog? Curta e compartilhe nas redes sociais!

Se optar por copiar, peço a gentileza de colocar o meu nome e blog nas suas referências.

Beijos floridos de agradecimento,
Nô Figueiredo – A Menina do Dedo Verde
paisagista, florista, artista, blogueira e especialista em desenho ambiental
Semeando amor à natureza

 

 

 



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

38 Comentários + Adicionar Comentário

  • no preciso de sua ajuda!!! comprei um anturio preto!! lindo!!! esta cheio de flores, ele veio plantado somente com casca de coco,poso colocar outro substrato? bjs

  • oi Nô,
    Estou com uma duvida, tenho um lírio oriental,ele está entrando em estado de dormencia,suas folhas estão quase todas caidas só deve ter duas ou tres, mas no caule da planta tem um brotinho verde bem pequeno,até onde eu sei só brota plantinha no bulbo, o que eu faço, devo tira-lo?.

    att,
    luana

    • Oi Luana,
      Tudo bem?
      Confesso que nunca tentei replantar um lírio, mas acredito que deva ser como as outras plantas com bulbos.

      Teoricamente esse bulbo deveria ter sido retirado do solo e aguardado para depois ser replantado, mas como ele já está brotando, eu o retiraria do vaso e o colocaria num vaso novo. Nos primeiros dias, manteria o vaso em um local arejado e fresco, quando os brotos surgirem levaria para um local iluminado, mas não com sol direto, já que o lírio oriental gosta de meia sombra. O vaso novo deve ter terra rica em húmus, permeável e mantida sempre úmida.
      Depois me conta se deu certo!
      Beijos floridos,

  • oi Nô,
    Sobre o lírio, na correria do dia-a-dia acabei por deixar o vaso de lírio no mesmo lugar, o brotinho morreu (acabou murchando) e me esqueci de olhar sua resposta no site, quem sabe se eu tivesse visto antes(e seguisse o que você me falou) teria dado certo.

    Mas agora estou fazendo um teste, tirei um bulbo dos trés que estavam no vasinho e resolvi tentar replanta-lo (pesquisei o passo-a-passo ^-^ ) eu coloquei ele na geladeira, e vai ficar por uns 4 meses. (se der errado pelo menos estou fazendo só com um)

    Nô será que posso deixar os outros dois bulbos no vasinho? ou preciso tira-los de lá? tenho que trocar a terra?Você diz que preciso tira-lo,onde devo colocar?(estou regando o vaso de vez em quando, e ele se encontra na sombra.) Gostaria de saber se estou fazendo certo.

    Obrigada pela ajuda ^-^

    att,
    luana

    • Oi Luana,
      A melhor coisa é testar. Coloque cada bulbo num vaso diferente e um você rega e o outro não. Quem sabe um deles nasce, né?
      Boa sorte e depois me conta qual que floresceu!
      beijos floridos,

  • Nô Eu tenho uma açucena no vaso ala veio c/ 2 ramo de flor e agora só sai folhas . o q. devo fazer p/ flori de novo?

  • Nô, me ajuda! Comprei um vaso de callas amarelas, está florescendo e crescendo. Mas percebi que as flores estão perdendo a cor, ficando mais brancas do que amarelas. Quando comprei eram bem amarelinhas.
    O que faço para ficarem amarelas?

    Obrigada.

    • Oi Dalila,
      Que estranho. Será que as flores tinham sido pintadas? Sabe aquelas orquídeas phalaenopsis azuis que estão vendendo por aí? Pois é, elas são pintadas. A segunda florada é de flores brancas. Pode ser que tenha acontecido o mesmo com as suas callas.
      Beijos floridos,

  • comprei uma de espécie rara.
    cor negra,exotica,linda.
    é fácil cuidar dela como a branca?
    obrigada.
    simone.
    responder.
    29/9/2013.

    • Oi Simone,
      Que planta que é? É uma tulipa ou um copo de leite?
      Beijos floridos,

  • Oi Nô!
    Bom dia. A minha dúvida é em relação a bulbos de tulipas. Ganhei, do meu filho que foi à Holanda, um saquinho com cerca de uns 10 bulbos.
    Pergunto: qual a melhor época para planta-los e como devo proceder?
    OBS: Moro no nordeste…. a temperatura mínima no inverno é de cerca de uns 20 graus.
    Bjs,
    Raquel

    • Oi Raquel,
      Tudo bem?
      Pensando que a sua tulipa deverá florir no inverno, o ideal seria plantá-la no verão 1 ano e 1/2 antes. As instruções de como plantar e proceder estão acima no post. Acho que será bastante difícil que a sua tulipa brote e floresça no Nordeste, pois ela é uma planta de locais frios. Mas… Nada é impossível! Se você se dedicar e tiver muita sorte, pode ser que dê certo!
      Boa sorte.
      Beijos floridos,

      • Obrigada Nô! Vou tentar e depois conto com foi ok? :-)

        Bjs,
        Raquel

        • Oi Raquel,
          Vou ficar esperando e torcendo para que dê certo!
          Beijos floridos,

  • Boa noite!!…..nao admiro seu trabalho!!!

    Tenho uma duvida de iniciante(rs)….sobre os Lirios eu tenho que esperar secar todos os cabinhos, depois retirar os bulbos e fazer aquele processo de guarda – los durante quatro meses na geladeira?, teria como por gentileza explicar o passo a passo?
    Muito obrigada

    • Oi Regiane,
      Tudo bem?
      Os lírios não precisam ser guardados em geladeira. Você pode podar as folhas secas e deixar no jardim que depois de um ano ele irá rebrotar.
      Beijos floridos,

  • Oi No!
    Preciso de orientação.
    Tenho um callas plantado em um vaso grande há 4 anos. Não tinha conhecimento correto sobre os cuidados com a planta. Ficava exposta sob o sol direto e forte durante todo o dia e o solo não o mantinha úmido. Ainda assim o coitadinho sempre teve folhas, porém nunca floresceu.
    Agora, obtive maiores informações sobre como cuida-lo e estou deixando o solo úmido com boa luminosidade mas não com sol direto.
    As folhas estão bem verdes, bonitas, se multiplicaram e percebo que está cheio de novos brotos crescendo. Porém, ele não dá nenhum sinal de florescimento.
    O que pode estar ocorrendo? Ele está nessas novas condições apenas 20 dias. Quanto tempo mais ou menos demora para começar a dar sinal de flores? Estou muito ansiosa, rs…sempre gostei muito de plantas, mas sou novata como jardineira.
    Aguardo respostas.
    Desde já sou grata.
    Paz em seu coração com muita luz em seu caminho…

    • Oi Viviane,
      Tudo bem?
      Você já está tendo a sua primeira lição: Aprender a ter mais paciência. A natureza tem um ritmo próprio. Tudo acontece no momento certo.
      Agora que você já providenciou todas as condições necessárias para que sua planta fique linda e saudável, dê tempo ao tempo. Aprenda a relaxar e observar as transformações que ocorrem. É fascinante! Até hoje fico emocionada com cada botão de flor que brota das minhas plantas. Como a natureza é maravilhosa!!!
      Desejo que você tenha calma, serenidade e olhos bem abertos para descobrir as maravilhas do mundo vegetal!
      Aproveito para convidá-la a visitar e curtir minha página no facebook: http://www.facebook.com/ameninadodedoverde e a se inscrever no meu canal do YouTube: http://www.youtube.com/user/nofigueiredo
      Beijos floridos repletos de amor, paz e muita luz no seu caminho também,

      • Muito obrigado pelas palavras e dicas.
        Vou ter calma e paciência sim, pois vale muito a pena se deslumbrar de uma imagem tão linda e perfeita que são as plantas e flores…uma perfeição Divina.
        Quando florescer, vou lhe enviar uma foto.
        Que Deus lhe Abençoe infinitamente e lhe floresça mais e mais em criatividade, conhecimento e prosperidade.
        Paz em seu coração com muita luz em seu caminho…

        • Viviane querida,
          Que sua paciência seja recompensada com lindas e perfumadas flores!
          Que Deus lhe Abençoe também infinitamente com amor, luz, alegria, saúde, prosperidade e tudo o de melhor que existe no mundo!
          Beijos floridos com muita gratidão e amor,

  • oi,gostei muito das dicas. Muito obrigado.
    Gostaria de saber o que devo fazer para que as minhas orquideas fiquem sempre bonitas? Elas ficam em uma área de luz,onde tem um pouco de corrente de ar,porem com muita claridade.
    Deis de já agradeço.

    • Oi Elenita,
      Tudo bem?
      Orquídeas são plantas lindas mas que exigem cuidados e atenção para estarem sempre bonitas e nos presentearem com flores vistosas!
      Cada tipo de orquídea tem uma exigência com relação ao tipo de solo, de rega, de claridade, de adubação… Acho que esse assunto merece um post, ou vários… Agradeço a sugestão! Assim que fizer o post, te aviso.
      Aproveito para convidá-la a curtir a página da Menina no facebook: http://on.fb.me/14snM9l e o canal no youtube: http://www.youtube.com/user/nofigueiredo
      Beijos floridos de agradecimento, Nô

  • Boa noite Nô, ganhei um lírio, porém as flores já estão morrendo, o que devo fazer para que ele floresça novamente?
    Att,

    • Oi Dany,
      Tudo bem?
      Gostaria muito de te dizer que ele irá florescer novamente, mas normalmente esses lírios que compramos envasados não florescem. Depois que as flores secam a planta acaba morrendo… Não sei o que os produtores fazem, mas nunca consegui fazer um lírio desses florir novamente. Sinto muito.
      Aproveito para convidá-la a curtir a página da Menina no facebook: http://on.fb.me/14snM9l e o canal no youtube: http://www.youtube.com/user/nofigueiredo
      Beijos floridos de agradecimento, Nô

      • Que triste, mas muito obrigada. Depois gostaria de algumas dicas sobre orquídeas, pois minha mãe é apaixonada, já participou de curso, mas as flores demoram a florir, o que devo fazer?
        Beijos
        Att

  • Ola No, gostaria saber se é possivel fazer um vaso de vidro com pedrinha, agua e bulbos de copo de leite. Como poderia fazer. Um grande abraço. Adoro ver seus videos.

    • Oi Guacira,
      Tudo bem?
      Nunca tentei plantar o copo de leite direto na água. Não sei se dá certo. Mas se você tem vontade de tentar, faça um teste. Plante um bulbo na água e outro na terra e observe como cada um se desenvolve. Essa é a melhor maneira de saber!
      Depois me conta qual deu certo, tá? Fiquei curiosa…
      Aproveito para te convidar a página da Menina no facebook: http://goo.gl/TyVr5u e o canal no youtube: http://goo.gl/lhuyB4
      Beijos floridos de agradecimento e um ótimo dia para você!

  • Olá Nô,
    Li o artigo, conforme indicou-me por causa do narciso, mas há uma dúvida, enquanto ele entra em dormência e durante esse período, se eu deixa-lo no vaso devo manter alguma rega? Devo cortar as folhas todas na mesma? Ele continua a florir se ficar no vaso? Aqui em Lisboa estamos na primavera, ele não irá brotar até o inverno?
    Obrigada pela sua ajuda.
    Luciane Oliveira

    • Oi Luciane, tudo bem?
      Não precisa regar o bulbo durante a fase de dormência. Só precisa ficar atenta com as lagartas que adoram bulbos de narcisos.
      Sim, deve cortar todas as folhas da planta. Ele só deverá florir só no próximo inverno ou começo da próxima primavera. Ele floresce apenas 1 vez ao ano.
      Aproveito para te convidar a página da Menina no facebook: http://goo.gl/TyVr5u e o canal no youtube: http://goo.gl/lhuyB4
      Beijos floridos de agradecimento e um ótimo dia para você!

  • OLÁ NÔ.
    VOLTO A TE ESCREVER PRA FALAR DE CALÁDIUNS QUE SÃO A MINHA MAIOR PAIXÃO.
    DE UNS TEMPOS PRA CÁ SURGIU UM PROBLEMA INÉDITO, ALGUNS BULBOS DOS MEUS TINHORÕES APARECERAM COM UMA ESPÉCIE DE BROCA, MAS JAMAIS ENCONTREI O AGENTE CAUSADOR.
    VC SABERIA ME DIZER DO QUE SE TRATA E COMO TRATAR?

    • Oi Ronnie,
      Tudo bem?
      Nunca tive que lidar com um problema desse. Que chato. Eu colocaria óleo de neen ou então um bastonete de Resolva Spike.
      Aproveito para te convidar a se inscrever no blog da menina http://goo.gl/ysgp6z, a página da Menina no facebook: http://goo.gl/TyVr5u e a curtir o canal no youtube: http://goo.gl/lhuyB4
      Beijos floridos de agradecimento,

  • Olá Nô, como vai!? Estou te escrevendo porque gostaria de algumas informações sobre copos de leite. Porém antes gostaria de parabeniza lá pelo belíssimo trabalho e por todo o afeto e dedicação a natureza, simplesmente Parabéns!
    Mas voltando aos copos de leite, eu gostaria de relatar o seguinte;eu venho tentando cultivar copos de leite branco há um tempo,e estou cheio de dúvidas, meus copos de leite já estão velhos e nunca passaram de 60 cm de altura e as flores seguem o porte da planta, e tbm não tem bulbo.Digo isso porque tenho uma colega que tem um touceira de copo de leite branco que passa de 1 metro de altura e tem bulbos enormes que parecem batata salsa de tão grandes, e chegam a ficar fora da terra de tão vistosos.O que que acontece, Existem diferenças até entre copo de leite branco (zantedeschia aethiopica).
    Muito obrigado e ficarei muito contente se tiver resposta.

    • Oi Márcio,
      Tudo bem?
      Desculpe-me pela demora em responder. Estava viajando de férias, com acesso restrito à internet e só agora estou conseguindo responder às perguntas do blog.

      Pesquisando sobre as suas dúvidas, o que descobri foi que as plantas de copo de leite podem variar de 60cm a 1m de altura. Podem ser cultivadas no sol ou na meia sombra (mas acho que no sol vão melhor), acompanhando muros, muretas, paredes, margens de tanques e lagos ou formando conjuntos em terra com bastante matéria orgânica e umidade constante. É tolerante às baixas temperaturas e não prospera bem em climas quentes.

      Encontrei 3 variedades de zantedeschia aethiopica. Com os cruzamentos genéticos, pode ser que existam mais.

      Agradeço os elogios ao meu trabalho e aproveito para pedir sua ajuda para SEMEAR O AMOR À NATUREZA! Quando gostar de algum post meu, curta e compartilhe na sua linha do tempo.

      Te convido a visitar e se inscrever no blog da menina http://goo.gl/ysgp6z, a curtir a página da Menina no facebook: http://goo.gl/TyVr5u e a curtir o canal no youtube: http://goo.gl/lhuyB4

      Beijos floridos de agradecimento,

  • Olá, tudo bem??? Ganhei uma galla amarela, ficou mais de um mês florida, depois as flores caíram e ela deu muitos galhos e eu a passei para um vaso maior com sua terra e completei com terra adubada. Porem a mesma esta melando e soltando as folhas. O que está acontecendo?? Isso é normal??? Fiz algo errado? Tem como reparar?? Muito obrigada e ficarei muito contente se tiver resposta.

    • Oi Marta,
      Tudo bem?
      Desculpe-me pela demora em responder. Estava viajando de férias, com acesso restrito à internet e só agora estou conseguindo responder às perguntas do blog.
      Você fez a drenagem do vaso? O vaso tinha furo no fundo? Pode ser que esteja empoçando água e por isso a planta tenha melado.
      Aqui tem dicas de como montar um vaso: http://www.ameninadodedoverde.com.br/site/?p=235

      Aproveito para pedir sua ajuda para SEMEAR O AMOR À NATUREZA! Quando gostar de algum post meu, curta e compartilhe na sua linha do tempo do facebook ou envie por email para seus amigos.

      Te convido a visitar e se inscrever no blog da menina http://goo.gl/ysgp6z, a curtir a página da Menina no facebook: http://goo.gl/TyVr5u e a curtir o canal no youtube: http://goo.gl/lhuyB4

      Beijos floridos de agradecimento,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Copyright ameninadodedoverde.com.br. Todo o material neste site/blog é de propriedade de Nô Figueiredo - A Menina do Dedo Verde e de seus fornecedores. É proibida a reprodução das imagens e textos em qualquer meio de comunicação sem citar o site/blog A Menina do Dedo Verde e o colaborador responsável.
Favor entrar em contato por e-mail: nofigueiredo@ameninadodedoverde.com.br